quinta-feira

{resenha} Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Saéz

SINOPSE: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo / Benjamin Alire Sáenz / Editora Seguinte / Pg. 390 / Literatura Juvenil 


O QUE EU ACHEI: 

Nossa a ansiedade estava grande com relação a este livro. Claro que muitas resenhas que andei lendo e até os videos que andei assistindo me deixaram com o pé atras, mas eu tenho que dizer que esse livro me PRENDEU e simplesmente não consegui parar de ler, sim, esse livro eu terminei em um dia!

Posso descrever esse livro como uma busca por entendimento da vida, pois trata-se de dois adolescentes buscando entender todo esse universo de crescer e amadurecer, descobrir sobre eles mesmos e conviver com o mundo. 

Simplesmente adorei esse livro, vi nele uma realidade vivida por muitas famílias.

O livro é contato do ponto de vista do Aristóteles ou simplesmente Ari, e mostra como ele vê a vida dele, as pessoas, sua família. Ari tem problemas de dialogo com a família, ele quer conversar sobre seu irmão preso e saber como foi a vida de seu pai na guerra do Vietnã, mas simplesmente não consegue, e isso acaba influenciando sua própria personalidade. Ari é um cara sozinho e que gosta de ficar na dele. Você percebe que Ari é um cara complicado! 

Então Ari conhece Dante.

Dante é totalmente o oposto de Ari. Dante gosta de conversar, de sair, tem um ótimo relacionamento com o pai e Ari acha tudo aquilo muito estranho, mas se tornam melhores amigos. Dante começa a mostrar o mundo para Ari, um mundo que ele não sabia que existia e faz Ari prestar mais atenção a vida que leva.

Este é um livro que fala sobre o quanto pode ser complicado ser adolescente e como as famílias podem influenciar no processo, como é difícil crescer e descobrir as mudanças da vida, as perdas, os ganhos, as pessoas e os problemas da convivência.  Mas mostra também o valor da amizade, que tentar entender não é motivo de temer, que a família é importante mesmo com seus defeitos, que descoberta é sinônimo de crescimento.

Enfim, adorei esse livro! Adorei mesmo! Não concordo com a criticas negativas que andei vendo por ai, acho que para uma literatura juvenil o livro é excelente, tenham em mente isso ao ler o livro. Achei uma leitura fácil, leve, que te prende. Gostei principalmente do fim do livro(você pode não gostar, por motivos próprios, que leu vai entender), mas acha que essa é uma realidade que vivemos e continuaremos a viver e acho relevante que a literatura se apegue a essa realidade.

Eu recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Espero que tenha gostado do post. Tem duvidas? Quer publicar seu texto? Ou qualquer outra coisa? Deixe aqui sua mensagem! Beijos!